Apocalipse I


Revelação

Revelação de Jesus Cristo,
que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer
e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João.
- Apocalipse 1.1 -

Apocalipse é a transliteração de uma palavra grega que significa revelação ou, melhor, desvelação; literalmente, retirar o véu. O livro de Êxodo menciona um véu que Moisés colocava sobre o rosto quando se dirigia ao povo logo após estar na presença de Deus. Para o apóstolo Paulo, quando os filhos de Israel fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido.

Havia um outro véu que, no templo, fazia separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos. A epístola aos Hebreus esclarece que apenas o sumo sacerdote podia ultrapassar esse limite, uma vez por ano, para oferecer sacrifício por si e pelo povo, querendo com isto dar a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do Santo Lugar não se manifestou. Foi este que se rasgou no meio, de alto a baixo, no momento do sacrifício de Cristo.

Então, nada mais natural que João identifique seu livro como a revelação, o desvelamento de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos. Portanto, diferentemente do evangelho de João, que registrou sinais realizados pelo mestre, na intenção dos não crentes, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, o Apocalipse foi destinado aos seus servos, aos que vieram a crer nele e que agora viviam em seu nome. Essa constitui a primeira grande dificuldade relacionada à interpretação de sua mensagem e explica porque especialistas em mistérios, mas não servos do Senhor, consigam descobrir nela “revelações” tão distantes das verdades evangélicas.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Essa advertência é recorrente ao longo do texto e deixa claro que entender suas revelações não está ao alcance de qualquer um. Se não bastassem as dificuldades inerentes aos não crentes, o autor usa também uma linguagem cifrada, codificada, simbólica, apenas inteligível aos iniciados.

Ler o Apocalipse em nossos dias é realmente um grande desafio, mas vale muito a pena, para os servos sinceros e incondicionais de Jesus Cristo. Entretanto, só se alcança a profundidade de suas revelações estando bem conscientes de que a realidade histórica, assim como o modo como viviam e por que passavam os crentes aos quais se dirigiu João, eram enormemente diferentes do que vivenciamos hoje, em nosso contexto. Na próxima postagem, vamos dar uma olhada no que a bíblia diz a respeito.


Referências bíblicas:
Êxodo 26.31-36; 34.29-35; Mateus 27.51; João 20.30-31; 2ª Co 3.13-16; Hebreus 9.6-8;





Nenhum comentário:

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.